Raquel Fischer Barros  inicia a praticar Tai-chi-chuan (no Rio de Janeiro, onde nasceu) a 7 anos de idade. Escolheu esta disciplina sem saber bem do que se tratava, como se tivesse já dentro de si este chamado a espiritualidade. Com 8 anos, começa a estudar e praticar dança clássica (www.facebook.com/pg/redencaoballet/) e mais tarde, também dança contemporânea, até seus 20 anos de idade - esta arte também foi uma grande ajuda no autoconhecimento e expressão do Ser Criativo.

Aos 18 anos perdeu seu pai e a partir daquele momento, um processo consciente de busca interior, espiritual, começou com maior força. Ela encontrou no yoga e na meditação instrumentos de cura profunda para a alma, sobretudo, mas também para o corpo e a mente. A sua primeira experiência com o yoga acontece no ano 2000 com uma guia maravilhosa, Vera Cosmelli, em Satyananda Yoga; Porto Alegre, Brasil (www.poneshiyoga.wordpress.com)

O seu percurso de exploração desta ciência sagrada prosegue nos Estados Unidos com algumas viagens, principalmente na Califórnia e em Nova Iorque.

De 2004 -2006 ela se certifica pela primeira vez finalizando o “Yoga Teacher Training – Curso de formação para professores - em Kundalini Yoga como ensinado por Yogi Bhajan”; em Montreal, Canadá, no "Yoga and Meditation Institute" com Shabad Saroop Singh Khalsa. Partecipou também, no mesmo período, a diversos cursos de aprofundamento e workshops com Guru Dev e “Kirtan” com Snatam Kaur, todos  estudantes diretos de Yogi Bhajan, Mestre que trouxe o Kundalini Yoga no Ocidente. Durante estes anos um processo de imensa purificação e despertar espiritual deu início com maior intensidade. Neste periodo a sadhana - ou pratica yogica e meditativa - começa a fazer parte da routine cotidiana. E a busca continua… 

Em 2007 viaja para a itália (mudança feita sobretudo por amor e com amor), onde a sua experiência yogica segue com o Hatha Yoga clássico, o Ashtanga Vinyasa e o Vinyasa colaborando em algumas academias e escolas yoga com diversos professores e mestres experientes.

Em 2008, completa o curso  “Child Play Yoga Teacher Training” com  Shakta Kaur Khalsa. E no mesmo ano, recebe o atestado como terapeuta Reiki II nível, segundo a tradição do ensinamento original japonês “Komyo Reiki”.

Foram anos de aprofundamento e estudos, mas ela sentia que ainda não havia encontrado o seu mestre, e mesmo que seu amor pelas práticas e ensinamentos era pleno, rezava para encontra-Lo, ao mesmo tempo, entendendo que quando fosse pronta, Ele apareceria – e assim foi...  

De 2009 a 2013 colabora ensinando yoga e meditação no “Kriya Yoga Ashram Milano”, aproximando-se e aprofundando a prática meditativa do ‘Kriya yoga como ensinado por Paramahansa Yogananda”. Quando começou a ler o livro "Autobiografia de um Yogue", chorou de emoção e sentiu como se já tivesse lido aquelas palavras, se identificando completamente com este Mestre, quase como se ela mesmo tivesse escrito aquela história. Tudo se confirmava: o que ela sempre acreditou se estava manifestando claramente. Uma alegria e gratidão transbordou pelo seu Ser. Sempre acreditou em Cristo mas havia se distanciado da igreja pelo dogmatismo; mas Yogananda a fez novamente renovar sua fé e devoção, em Deus que é a essência de todos. 

Depois de algumas experiências meditativas em supraconsciência com este Mestre e alguns sonhos "acordada", sente a confirmação do seu sentir interior e reconhece Yogananda como seu Mestre espiritual, e o Kriya Yoga o seu caminho para a auto realização.  Todos precisamos de uma guia, e mesmo que Yogananda não esteja mais no seu corpo, visto seu nível de iluminação espiritual e onipresença, este fato é apenas um detalhe. Ele mesmo disse: "aqueles que me pensarão próximo, eu estarei próximo."

Neste mesmo local, ela foi assistente do Teacher Training, junto ao mestre do centro "kriya yoga ashram milano".

Em junho de 2010 vem iniciada pela primeira vez às técnicas avançadas do Kriya yoga e desde então continua a aprofundar essa prática quotidianamente, com devoção, crescente, expandindo a sua dimensão espiritual e encontrando neste caminho bem-aventurado, a porta que leva à Realização do Ser infinito - a Luz Divina, Alegria Divina e Amor Divino.

Se diploma também em ‘Hatha Yoga Sivananda’ - escola Satchittananda - no “Vidya Yoga” em Dharamsala, India em 2011. Uma viagem e retiro inesquecíveis, reveladores da sua alma e dharma ou missão da vida: transmitir os ensinamentos do yoga, na sua pureza, como um canal dos Mestres do Kriya. Assim como esta disciplina a cura cada dia, ela quer ver outros curarem também.

Colaborou, escrevendo alguns artigos na revista italiana ‘Vivere lo yoga' em 2012 e 2013 e como modelo Yoga no www.yogaessential.com e em dois livros de ananda edizioni: "ananda yoga", na capa e "yoga come preghiera" no interno do livro (www.ananda.it).

Em 2014 encontrou o seu Mestre Espiritual em vida, Roy Eugene Davis www.csa-davis.org – discípulo direto e puro canal de Paramahansa Yogananda. Dele, ela recebeu a bênção e autorização a divulgar o percurso do Kriya Yoga, ensinar e iniciar novos devotos da Verdade ao Kriya Yoga.

Em 2016 recebeu o certificado como Ministro do Kriya Yoga, representando Yogananda e Davis no Brasil; desde então, sua missão mais importante na vida é aquela de divulgar estes ensinamentos sagrados. Ela oferece cerimônias espirituais como: casamentos, batizados, bênçãos para mulheres grávidas, iniciações do Kriya, entre outras.

No mesmo ano recebeu também o certificado “Yoga Alliance International - Experienced registered Yoga teacher 500 Gold designation” – podendo então, oficialmente, fornecer cursos de educação continuativa a professores de yoga, workshops, seminários e pode ser o diretor e principal instrutor de um teacher training – curso de formação de professores.

Desde 2009, ela participa a retiros e visita, uma vez ao ano se possível, a comunidade Ananda em Assisi (Itália) www.ananda.it, ou Kriya Yoga Stella na Liguria (Itália) e Furio Sclano (Itália) www.kriyayoga.it - para continuar a seus aprofundamentos e atualizações nos ensinamentos do yoga. Ou se retira em peregrinações em lugares sagrados.

Encontra nos kriyabans (praticantes do kriya) uma linda família espiritual - assim como em seus alunos, colegas e todos aqueles que estão num caminho espiritual consciente.

É fundadora do ‘Prema Kriya Yoga’  em 2016– uma escola com a missão de divulgar os ensinamentos do Kriya yoga de Paramahansa Yogananda, integrando-os com o Hatha yoga e o Kundalini Yoga, os cantos devocionais e a recitação dos mantras.

Fundou também, no mesmo ano,  a 'Morada Darshan' na Praia do Rosa/Santa Catarina/Brasil; um lugar paradisíaco, criado especialmente para o yoga e a meditação - junto as férias. Um espaço para relaxar, para regenerar-se, na natureza e em retiros espirituais. 

Em novembro de 2018 inicia um projeto voluntario na CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) de yoga e meditação para dependentes químicos, depressivos e ansiosos. Tendo já experimentado na própria pele tais situações, sente no coração que o yoga possa ajudar consistentemente na cura total destas pessoas. 

Em 2021 se muda para Búzios/RJ e participa ativamente e voluntariamente do projeto "Yoga de Rua" no Rio de Janeiro, para divulgar o yoga a pessoas em situação de rua. Para conhecer melhor esta luminosa ação: www.yogaderua.org /instagram @yogaderua / Facebook @yoga de rua 

Em Búzios, na sua nova casa em Alto de Búzios, continua a organizar aulas de yoga semanais online e no presencial, workshops frequentes, retiros, cerimônias, cantos kirtan, sessões de meditação, cursos sobre o Kriya Yoga, iniciações do Kriya e cursos de formação para professores de yoga. 

Ela diz: "Só tenho a agradecer. O yoga salvou a minha vida e continua a me curar e despertar cada dia, a cada respiro. Na realidade, hoje, yoga é a minha vida em si. Estes ensinamentos colocados em pratica são o segredo da felicidade. Por isso, meu maior desejo é divulga-los a todos que estiverem buscando uma vida plena, saudável e feliz - realizados no Divino Amor - Prema."

Raquel ensina yoga e meditação desde 2004. 

Línguas: italiano, inglês, português.

Certificações

2005 – Kundalini Yoga – “Yoga and meditation Institute”, Montreal, Canadá

www.equilibriumyoga.ca

2008 – Child Play Yoga – Funakoshi club, Milão, Itália

2008 - Reike II nível como ensinado originalmente por Komyo Reiki - Associazione Sintonia, Milão, Itália

2011 - Hatha Yoga Sivananda – Escola satchittananda –  Vidya Yoga, Dharamsala, India 

www.yogaindiameditation.com

2013 – Raja, Hatha, Vinyasa, Ashtanga Vinyasa Yoga – Kriya Yoga Ashram Milano – Milão, Itália www.kriyayogaashram.com

2016 -  “Yoga Alliance International - Experienced registered Yoga teacher 500 Gold designation”

www.yogaalliance.com.au

www.yogaalliance.it

2016 – Meditação do Kriya Yoga - Center of Spiritual Awareness – Roy Eugene Davis.

www.csa-davis.org

www.kriyayoga.it

Alguns outros sites de amigos e colaboração:

www.sathyaanandayoga.it

www.ananda.it

www.naturayoga.it

www.beyogavarese.com

www.dianogreen.it

www.spaziogaribaldi.com

www.lovelightjoy.it

www.happyogadance.it

www.ramayoga.it

www.nirvanananda.it

www.swamitee.com

https://www.facebook.com/AmalaNuni/

(Italia)

www.sattvashala.com.br

www.vidasolemar.com.br

www.fazendaverdedorosa.com.br

www.sadhanayoga.com.br

www.casadoceo.com.br

www.bungalow.com.br

www.marilopesfotografia.com

yuj_yogaemeditacao no instagram

https://www.facebook.com/Metta-Bioterapias/

https://www.facebook.com/yogaodaradorosa/

https://www.facebook.com/ludimilla.cancado

https://www.facebook.com/amornacumbuca/

(Brasil- Garopaba e Praia do Rosa)

www.yogaderua.org (Rio de Janeiro)

20170113ML_157
20170113ML_157
press to zoom
20170113ML_164.jpg